Eleição Senado: pesquisas revelam estratégias da direita e da esquerda
- HCN
- 4 de nov.
- 2 min de leitura
Nas últimas publicações percorremos cada estado brasileiro, além do Distrito Federal (DF), com pesquisas mostrando como estão os cenários de disputa para o Senado Federal nas eleições 2026. Lula e Bolsonaro já falaram sobre a importância da eleição para o Senado e as articulações demonstram o peso que ambos devem colocar nas disputas. Ao todo são 54 vagas em jogo, tendo em vista que desta vez cada estado (e o DF) renovará duas cadeiras cada.
Diversas pesquisas testaram diferentes cenários e candidatos pelo país. As indefinições ainda são muitas, mas os dados revelam alguns pontos importantes. Na região Sul, por exemplo, a base de Lula pode conseguir apenas uma das seis vagas em disputa - atualmente tem duas. No Sudeste pode subir de duas vagas para três. No Centro-Oeste pode cair de três para apenas uma. A direita pode ficar com mais da metade das vagas em disputa.

Mas é preciso ponderar ainda outras coisas: juntamos apenas a principal pesquisa encontrada, diversos estados e o DF apresentam mais de uma pesquisa, de diferentes institutos e metodologias, algumas com resultados bem diferentes, além dos nomes testados. De qualquer forma esse exercício já nos ajuda a entender o que está se desenhando para 2026 e o próprio desenrolar destas articulações evidenciarão melhor as estrategias em curso.
Importante: outros estudos e levantamentos sobre a disputa para o sSenado estão surgindo. Destaque para a pesquisa divulgada pelo Real Time Big Data que monitora essa disputa e tem realizado constantes pesquisas por todo país.
Acesse à tabela completa com os dados do nosso levantamento aqui.
Saiba mais sobre o levantamento dos cenários por todo país:
