Eleição Senado: Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte
- HCN

- 30 de out.
- 2 min de leitura
Confira agora como estão os cenários nas pesquisas mais recentes:
Em Pernambuco, Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB) terão suas cadeiras em disputa e querem continuar. Quem lidera a pesquisa Datafolha divulgada dia 29 de outubro é Marília Arraes (Solidariedade) com 39% dos votos, seguida por Humberto Costa com 26%. São seguidos por dois blocos de candidatos tecnicamente empatados: Miguel Coelho (União) tem 19%, Eduardo da Fonte (PP) 18%, e Armando Monteiro (Podemos) e Gilson Machado (PL), ambos com 12%, além de Anderson Ferreira (PL) com 10%. Outros nomes aparecem antes de Dueire, que tem 3% e é o 10º na pesquisa. Esse cenário é muito positivo para o governo Lula que garantiria as duas vagas em jogo para apoiadores. Marília deve ter o apoio de seu primo prefeito de Recife João Campos, que deve concorrer ao governo.
No Piauí, o cenário é diferente: Ciro Nogueira (PP) e Marcelo Castro (MDB) disputam a reeleição para permanecerem no Senado, mas o ex-ministro de Bolsonaro pode ficar de fora. Pesquisa Real Time Big Data de setembro mostra Castro na liderança com 28%, seguido pelo deputado Júlio César (PSD) com 21%, Nogueira aparece em terceiro com 18% e é seguido por Tiago Junqueira (PL) com 9%. Ambos nomes mais ao centro, Marcelo Castro e Júlio César são da base aliada de Lula, mas como a pesquisa tem margem de erro de 3%, Ciro Nogueira aparece tecnicamente empatado na segunda posição e não está fora do jogo. Será um estado chave para o governo Lula tirar uma vaga da oposição.

No Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro (PL) deve disputar a reeleição, assim como Carlos Portinho (PL), embora este não apareça na pesquisa do Instituto Gerp, divulgada dia 29 de outubro. Flávio lidera com 25%, seguido pela ex-senadora e ex-governadora Benedita da Silva (PT) com 20%. Depois aparecem o deputado federal Alessandro Molon (PSB) com 11% e o atual governador Cláudio Castro (PL) com 10%, tecnicamente empatados com o ex-prefeito e ex-senador Marcelo Crivella (Republicanos) que tem 8%. Há outras pesquisas indicando Castro em segundo lugar, tecnicamente empatado com Benedita. Será uma disputa importante para o governo Lula tentar ao menos uma vaga, mas parece difícil agora alguém tirar a cadeira de Flávio Bolsonaro.
Styvenson Valentim (PSDB) e Zenaide Maia (PSD) disputam a reeleição no Rio Grande do Norte para permanecer na Casa Alta do legislativo federal. Na pesquisa Real Time Big Data divulgada no final de setembro Valentim lidera com 23%, seguido pelo ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) com 16%, Zenaide Maia com 12%, mesma pontuação da atual governadora Fátima Bezerra (PT) e por fim Coronel Hélio Oliveira (PL) com 10%. Como a margem de erro é de 3%, todos empatados em segundo lugar e Valentim com pequena vantagem. Cenário complicado para o governo Lula que pode ter duas vagas para a oposição. Zenaide é próxima do governo federal, mas na disputa estadual tem se distanciado.
Já está na torcida por alguém? Deixa nos comentários




Comentários