Eleição Senado: confira a disputa no Acre, Alagoas, Amapá e Amazonas
- HCN

- 10 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de out.
Confira como está a disputa para o senado nos quatro estados brasileiros com inicial “A”
No Acre a corrida para o senado será disputada. O atual governador Gladson Cameli (PP) lidera a última pesquisa com 31% dos votos e é seguido por Márcio Bittar (PL) com 17%, mas o pleito deve contar também com a candidatura do ex senador, ex governador do estado e ex prefeito de Rio Branco Jorge Viana (PT), ele aparece em terceiro lugar, com 15%, como a margem de erro da pesquisa do Instituto Real Time Big Data é de 3%, Viana e Bittar, que tenta reeleição, estão tecnicamente empatados. Também disputando a reeleição, Sérgio Petecão (PSD) tem 6% das intenções de voto. Pesquisa realizada em 25/09/2025.
Alagoas terá a disputa entre Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP). Suas famílias se enfrentam no estado e desta vez o embate será mais direto, com o benefício de ambos poderem ganhar. Renan, senador desde 1995, disputa a reeleição e aparece em primeiro com 25% no principal cenário da pesquisa do Instituto Real Time Big Data de 24 de setembro deste ano. Em segundo Davi Davino (Republicanos) com 22% seguido de Alfredo Gaspar (União Brasil) com 18%. Neste cenário, Lira aparece em quarto lugar com 15%. A diferença de Lira para Renan é de 10%, mas considerando a margem de erro de 3%, pode ficar entre 16% e 4%. Nada definido e a disputa promete.

Outro estado que o Brasil inteiro deve acompanhar a eleição para o senado é o Amapá, onde o líder do governo Randolfe Rodrigues (PT) disputará a reeleição. Ele que já foi o Harry Potter do Senado Federal deve disputar com a primeira dama da capital Macapá, Rayssa Furlan (Podemos) que aparece em primeiro lugar com 61,8%, seguida por Lucas Barreto (PSD) com 47,9% dos votos. Lucas também disputa a eleição. Randolfe aparece em terceiro com 40,8% dos votos. A pesquisa é do Instituto Paraná Pesquisas, margem de erro de 2,8%, realizada em julho deste ano.
Amazonas terá Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB) disputam a reeleição. Braga aparece em primeiro com 43%, seguido por Alberto Neto (PL) com 37%. O atual governador Wilson Lima (União) aparece com 32% seguido por Plínio Valério com 27% e Salazar (PL) com o mesmo percentual. Salazar foi o vereador mais votado de Manaus na última eleição e é sargento. A pesquisa foi realizada de 7 a 15 de setembro pelo Instituto Perspectiva Mercado e Opinião. Margem de erro é de 1,4%.
Faltou algum nome importante aí do seu estado? Deixa nos comentários




Comentários