top of page

Eleição Senado: Minas Gerais, Pará, Paraíba e Paraná

  • Foto do escritor: HCN
    HCN
  • 24 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de out.

Eleição Senado: em Minas Gerais estão em disputa as cadeiras ocupadas por Rodrigo Pacheco (PSD) - que pode ir para o Supremo ou concorrer ao governo -  e Carlos Viana (Podemos) , que deve tentar reeleição. Aécio Neves (PSDB) é quem aparece em primeiro lugar com 27,6%, seguido por Viana com 24,9%, Maurício do Vôlei (PL) com 16,8%, Duda Salabert (PDT) com 13,3%, Marcelo Aro (PP) com 13,2%, mesma pontuação de Rogério Correia (PT). Depois Eros Biondini (PL) com 13,5%, Áurea Carolina (PSOL) com 6,5%. Se confirmada a pesquisa, realizada pelo Paraná Pesquisas e divulgada no começo de outubro, as duas vagas seriam de dura oposição ao governo Lula. Vale lembrar que em 2018, quando Minas elegeu Pacheco e Viana, quem liderava as pesquisas de véspera era a ex presidenta Dilma Rousseff (PT) que acabou em quarto lugar e ainda tem chão pela frente. 

Eleição Senado: pesquisas mostram cenário nos estados de Minas Gerais, Pará, Paraíba e Paraná

No Pará, Jader Barbalho (MDB) não deve disputar reeleição e Zequinha Marinho (Podemos) pretende continuar. O cenário fica mais interessante porque quem lidera a pesquisa Real Time Big Data do começo de outubro é Helder Barbalho (MDB) com 44% Helder é filho de Jader e atual governador do estado. Em segundo lugar empatados com 16% Delegado Éder Mauro (PL) e o ex -governador Simão Jatene (sem partido) . O atual ministro do turismo Celso Sabino (União) - que vem enfrentando seu partido para permanecer no governo - aparece com 7%, Chicão (MDB) 6% e Zequinha com 4%. Helder tem boa relação com o governo Lula e seria um aliado importante, Jatene e Éder Mauro são oposição. 


Pesquisa do Instituto Anova sobre a corrida para o Senado na Paraíba, publicada no começo de outubro também, mostrou o atual governador João Azevêdo (PSB) na liderança com 52,6%, seguido pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) com 40%. Outros nomes não alcançaram 10%, dentre eles o ex -ministro da saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga (PL) que apareceu com 7,1%. As vagas em disputa são a de Veneziano, que tentará reeleição, e a de Daniella Ribeiro (PP) que abriu mão de concorrer por conta de articulações em torno da eleição para o governo paraibano. Esse resultado seria muito positivo para Lula, que contaria com mais dois aliados no Senado. 


Chegando na região Sul, no Paraná, Flávio Arns (PSB) e Oriovisto Guimarães (PSDB) não tentarão reeleição. Quem lidera a pesquisa Real Time Big Data de setembro é o atual governador Ratinho Jr (PSD) com 53%, seguido por Cristina Graeml (Podemos) com 21%, Zeca Dirceu (PT) e Filipe Barros (PL)  aparecem com 15%. Ratinho e Cristina são oposição ao governo Lula, assim como Filipe Barros, mas Zeca (filho do ex deputado e ministro Zé Dirceu) também aparece competitivo por esta segunda vaga. Como a margem de erro é de 3%, estão tecnicamente empatados Cristina, Filipe e Zeca.


Já está na torcida por alguém? Deixa nos comentários

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

© 2035 by Questã Política. Powered and secured by Wix 

bottom of page