top of page

Eleição Senado: Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul

  • Foto do escritor: HCN
    HCN
  • 21 de out.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de out.

Em Goiás, Jorge Kajuru (PSB) e Vanderlan Cardoso (PSD) terão que garantir nova eleição para permanecerem como senadores e não parece que será simples. O atual governador Ronaldo Caiado (União) é pré-candidato à presidência, mas seu nome também foi testado na pesquisa Real Time Big Data divulgada no começo deste mês. Gracinha Caiado (União), esposa do atual governador aparece com 42% dos votos, seguida por Gustavo Gayer (PL) 31%, Vanderlan Cardoso (PSD) 20%, Major Victor Hugo (PL) 12%, Rubens Otoni (PT) 11%, Bruno Peixoto (União) 8%, Alexandre Baldy (PP) 6%, Jorge Kajuru (PSB) 4%. No segundo cenário, Ronaldo Caiado aparece com 56%, seguido por Gayer 31% e Vanderlan 20%.


No Maranhão, o atual governador Carlos Brandão (PSB) deve entrar na disputa pelo senado e aparece como um dos favoritos de acordo com a pesquisa do Real Time Big Data divulgada no começo deste mês. As vagas de Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) estão em jogo. Brandão tem 28% e é seguido por Weverton 24%, Lahesio Bonfim (Novo) 16%,  Eliziane Gama 9% e Pedro Lucas (União) 8%. Alguns outros cenários foram testados, incluindo o ministro dos esportes André Fufuca (PP) e retirando outros nomes. Mas esse primeiro cenário é bastante favorável ao governo Lula. 

Eleição Senado nos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Pesquisas mais recentes.

De volta ao centro oeste brasileiro, no Mato Grosso as cadeiras de Jayme Campos (União) e Carlos Fávaro (PSD) - ministro da agricultura e pecuária - estão em disputa e ambos devem concorrer à reeleição. Mauro Mendes (União), atual governador, é quem lidera com 49%, seguido por Janaína Riva (MDB) com 37% e Carlos Fávaro com 20%. Campos aparece em quarto, com 17%, depois José Medeiros (PL) com 13%. Outros nomes foram testados, mas nenhum pontuou acima dos 10%, incluindo Pedro Taques (sem partido) que já foi senador e governador pelo estado e aparece com 7% na pesquisa do mesmo instituto das anteriores,  divulgada no começo de setembro. Mendes apoiou Bolsonaro nas últimas eleições, mas recentemente fez elogios públicos a Lula. Janaína tenta aproximar seu partido do PL e distanciar do PT, que por sua vez tenta minar a candidatura da mdbista. 


Para finalizar a região centro-oeste, no Mato Grosso do Sul estão em disputa as cadeiras de Nelsinho Trad (PSB) e Soraya Thronicke (Podemos), ambos querem continuar, mas quem lidera a pesquisa do Real Time Big Data de setembro é o ex governador Reinaldo Azambuja (PL) com 42%, seguido por Trad com 27%, Capitão Contar (PRTB) 26%, Rose Modesto (União) 22%, Gianni (PL) 13%, Vander Loubet (PT) 6% e Soraya com 4%. Um segundo cenário foi testado com a ministra do planejamento Simone Tebet (MDB), neste ela aparece em segundo com 31%, Azambuja mantém a liderança com 34% e em terceiro Contar com 24%. Simone também pode disputar o senado por São Paulo, mas já disse que sua disposição é de manter seu domicílio eleitoral no estado onde construiu trajetória e garantir uma vaga no centro oeste pode fazer muita diferença para o governo Lula. 


Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

© 2035 by Questã Política. Powered and secured by Wix 

bottom of page